sexta-feira, 23 de maio de 2014

Como organizar uma festa.

Bom dia,tenho observado muitas pessoas perdidas em como organizar as suas festas, e resolvi dividir com vocês como eu faço,não sei se essa é a maneira mais correta mas comigo funciona muito bem,e minhas festas são sempre elogiadas. Nada como a prática minha segunda festa saiu bem melhor q a primeira,e a terceira melhor q a segunda e assim por diante,você vai apreender com os erros q comete isso é normal. Mas vamos lá.
Eu começo a pensar numa festa assim q acaba a outra,você pode dizer que é loucura mas tempo é algo valioso,qnto mais tempo você tiver melhor,a primeira coisa que decido é o tema. Se seu filho for pequeno essa escolha caberá a você,mas muitas crianças a partir dos 3 anos já escolhem os temas de suas festas,você pode escolher o tema baseado nas preferências dele,ou algum que você ache bonito. Uma dica: faça os temas que você gosta nos primeiros aniversários,pois eles vão crescer e escolher os temas e o que você queria não vai acontecer.
Após a escolha do tema chega a parte da pesquisa,nessa fase nosso amigo google é muito valioso,pesquise decoração,lembrancinha,personalizados,tudo referente ao tema,e vá salvando as idéias que te agradam.
No face também você acha vários grupos de festa,muitos inclusive já no seu tema específico,também são ótimos pra você buscar inspiração. Depois que você já tem alguma idéia do que quer fazer vamos a próxima etapa,lista de convidados.
A lista é algo extremamente importante,pois é nela que você vai se basear para ver as quantidades necessárias de cada item da sua festa,faça uma primeira lista com todos que você pretende chamar para essa celebração,essa não será a sua lista definitiva,seria uma base. Com essa lista em mãos você vai pensar no que você vai fazer,aonde vai fazer e o que terá que comprar. Vá orçando valores e veja se cabe ou não no seu orçamento disponível para festa.
Eu calculo as quantidades assim : 1 item de cada persinalizado por criança da festa,com sobra de 5 caso apareça mais alguma, descartávéis calculo 5 copos,20 guardanapos, 3 garfinhos e 5 pratinhos por pessoa,é uma quantidade que sempre sobra,mas sempre é preferivél sobrar do que faltar.
A parte de comida eu já fiz festa com salgadinhos e festa com comida,as duas gastaram quase o mesmo valor,não senti muita diferença,você opta pelo que achar melhor.
Salgadinhos eu calculo 10 por pessoa,5 se for criança. A comida quando fiz foi churrasco, fiz as carnes,arroz,feijão,vinagrete,maionese,salada verde e farofa.Calculei 300 gramas de carne por pessoa,100 gramas de arroz,100 gramas de feijão,50 gramas de farofa  e  100 gramas de maionese ,salada verde e vinagrete fiz 2 kilos de cada,e tudo sobrou um pouco,mas reafirmo sempre melhor sobrar.
Os docinhos calculo 8 por pessoa,também seguindo a teoria do é melhor sobrar,e o bolo 100 gramas por convidado o que seria um pedaço para cada.
O refrigerante calculo 500 ml por pessoa,e reduzo pra 300ml se tiver suco e água,suco eu faço duas suqueiras de 3 litros e conto pra reabastecer duas vezes durante a festa se tiver calor e uma se o tempo estiver mais frio. Essa quantidade serve bem e sem desperdicio. A àgua é servida á vontade em jarras ou suqueiras.
Depois de feito esses cálculos dá pra você ter uma noção de quanto vai gastar na sua festa,se esse valor ultrapassar seu orçamento começa a fase os cortes na sua lista inicial,eu sou do seguinte pensamento,convido pessoas que participam sa vida da minha filha,que se fazem presente de alguma forma todos os dias,indepentente se ser família ou não,então minhas listas costumam ter por volta de 50 pessoas,e quem eu chamo uma vez e não aparece e nem dá satisfação da próxima não chamo mais.
Ajuste sua lista ao seu orçamento e ai sim vamos a parte das compras,mas vou deixar essa parte pra um outro post, pois esse já tá enorme né. Beijos e espero que ajude vocês esse post.

3 comentários: